Relacionamento entre crianças e animais de estimação traz benefícios
Encontro com menores carentes evidencia as vantagens em Criciúma
![]() |
Entidade Nossa Casa localizada no bairro Jardim Maristela |
O estudo da importância do convívio de crianças com cães surgiu no século XVIII na Inglaterra. De acordo com a pesquisa, os cães estabelecem uma comunicação recíproca que possibilita um desenvolvimento da autoestima, respeito, companheirismo, visão de futuro e ainda estimula a liberação de substâncias que podem ser benéficas ao organismo, como endorfina e adrenalina. Mais recentemente, uma avaliação realizada no Rio de Janeiro por duas psicólogas concluiu sobre a relevância para as crianças do convívio com os animais: elas se tornam mais afetivas, menos agressivas, melhoram o relacionamento social, dentre outros benefícios.
Para corroborar os estudos e melhorar o convívio de menores com animais de estimação, a Nossa Casa, entidade localizada no bairro Jardim Maristela, em Criciúma, promove um encontro com pets na manhã deste sábado a partir das 10h. Explanações como os cuidados na alimentação e até demonstrações de adestramento serão realizadas. Para a Coordenadora da instituição que abriga cerca de 30 crianças há mais de uma década, a iniciativa vai elevar a felicidade dos atendidos. “O animal de estimação tem um espírito infantil. E esse convívio permite com que tenham um dia diferente e possam criar uma maior proximidade com os bichinhos”, afirma Maria do Carmo Medeiros.
A importância do relacionamento dos animais também é saudável para o crescimento e amadurecimento das crianças. “Os cães ajudam o menor a criar noções de responsabilidade e respeito ao próximo. Para crianças carentes ou para suprir a ausência dos pais que trabalham os pets conseguem preencher lacunas afetivas”, analisa o Médico Veterinário Wilson Canassa.
O encontro vai contar com dicas e apresentação de raças exóticas. “Estaremos mostrando como os cães obedecem às ordens básicas ou de truques. Para as crianças deve chamar muito a atenção de como os animais, depois de ensinados, cumprem as solicitações dos superiores”, afirma o adestrador Evandro Santin. Em parceria com a clínica Animal Center, chocolates e doces serão distribuídos aos menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário