Entenda mais sobre a Giardíase Canina
Médico Veterinário da Animal Center, Sandro Jorge Júnior, esclarece dúvidas a respeito da Giardíase Canina. Confira:
O que é a Giardíase?
Uma doença causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode infectar diversas espécies animais, além dos cães e também o homem. Está espalhada por todo o Brasil e, desde 1979, a Organização Mundial de Saúde classifica a Giardíase como uma zoonose, isto é, uma doença que pode ser transmitida diretamente do animal para o homem.
Transmissão e ciclo
Tanto os animais quanto os humanos se infectam pela ingestão dos cistos (“ovos”) da Giardia, que podem estar na água, alimentos contaminados e fezes. É muito comum que a contaminação aconteça em locais muito frequentados por cães e a reinfecção é muito frequente, devido à dificuldade em remover os cistos (“ovos”) infectantes do ambiente.
Sintomas
Fezes amolecidas ou diarreia (muitas vezes com cheiro mais forte que o comum), vômitos e dores abdominais são os principais sintomas da Giardíase Canina, que podem vir acompanhados de perde de peso, levando o animal à morte em casos mais sérios.
Alguns cães, mesmo infectados, não apresentam qualquer sintoma característico, mas continuam eliminando cistos (“ovos”) no ambiente que pode contaminar crianças, adultos e outros animais.
Prevenção
A prevenção baseia-se principalmente na adoção de bons hábitos de higiene e limpeza sanitária adequada, além da vacinação dos cães, com duas doses iniciais e o reforço anual em dose única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário