quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Como saber se um cão está com febre?

Como saber se um cão está com febre?
Médica Veterinária da Animal Center explica as formas de avaliar a temperatura



A hipertermia, ou também conhecida popularmente por febre, é um dos sintomas mais comuns de ser encontrado em moléstias de cães. Ao contrário dos seres humanos, os cães possuem uma temperatura corpórea normal que gira em torno de 38 a 39 °C (Graus Celsius), podendo haver certa oscilação. Essa temperatura é importante para que haja a manutenção de todos os órgãos do corpo do animal. É considerada febre, quando o cão apresenta um aumento significante na temperatura classificada normal. Aumento discreto no valor da temperatura corpórea é denominado febrícula. A condição que leva os animais a apresentarem queda na temperatura é chamada de hipotermia. 

As causas que levam à febre são amplas, podendo ser de origem infecciosa até problemas parasitológicos graves. A causa da ocorrência só pode ser diagnosticada  mediante exame feito por um médico veterinário. 

Como saber se um cão está com febre ou não? Primeiramente, aquela técnica que muitas pessoas usam de por o dorso da mão sobre a pele, a fim de sentir alguma  alteração térmica, é totalmente errônea, gerando falsos resultados. 

O cão quando apresenta febre manifesta certas sintomatologias que podem ser percebidas pelo seu tutor. Citam-se como sinais de febre a perda de apetite, letargia, o pet não ingere líquido e em casos graves com temperatura muito alta pode levar a prostração e tremores. "A febre deve ter uma atenção especial, A maneira mais correta para saber se o animalzinho está com o problema é através da aferição da temperatura com o termômetro", explica a Médica Veterinária da Animal Center em Araranguá, Daniele Cevey.

Problemas com a Automedicação
De acordo com Daniele, há muitos casos também em que o dono trata erroneamente o pet como se estivesse com febre. "A automedicação, inclusive só pelas características do focinho, pode acarretar em consequências graves aos pacientes. Por isso após a detecção de febre, o mais recomendado é procurar um Médico Veterinário", analisa Daniele.

Como prevenir?

- Realize a vacinação anual dos seus cães
- Faça o checkup rotineiro
- Propicie uma boa qualidade de vida ao pet

Fonte: Cães&Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário