segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Tártaro canino: Saúde bucal em dia é a melhor prevenção para esse problema

Tártaro canino: Saúde bucal em dia é a melhor prevenção para esse problema

O cálculo dentário, também conhecido por tártaro, que são restos alimentares que não foram expulsos na higienização diária e assim se mineralizam, devido aos sais minerais presentes na saliva, formando cálculos nos dentes.

O tártaro tende a provocar danos na boca do animal, como: gengivite (inflamação na gengiva); periodontite e perda dos dentes. Ele causa também problemas sérios em outros órgãos, tais como coração, fígado e rins. Muitas pessoas desconhecem a presença do tártaro nos animais, por conta da falta do hábito de realizar este tipo de exame diário, podendo assim, levar a sérios problemas no organismo.

Como prevenir o seu cão de ter tártaro 


Como qualquer doença o mais importante é a prevenção. O uso da escova de dente é indispensável após a alimentação do animal. O certo é escovar os dentes do animal pelo menos duas vezes por dia, evitando assim um acúmulo de bactérias.

Caso o animal apresente um mau hálito (halitose) ou perda de dentes, deve ser levado imediatamente para uma clínica veterinária para que um médico veterinário faça a limpeza e a avaliação do animal. Jamais tente retirar os tártaros em casa e sem o auxilio de um profissional, pois pode ocorrer uma lesão, e assim, abrir uma porta de entrada para mais bactérias. 

Uma maneira bem comum que praticam na prevenção de tártaros em cães, é o uso de brinquedos e ossinhos que, com o atrito do ato de roer, pode ajudar a prevenir e remover a placa bacteriana, evitando, assim, que ocorra o acúmulo de placa e por consequência a formação de tártaro. Consulte sempre um médico veterinário.

Fonte: Portal Dog




Nenhum comentário:

Postar um comentário