Cresce interesse pelo adestramento de cães
Especialista da Animal Center explica vantagens e como é realizado o treinamento
O adestramento ganha a cada ano mais atenção das pessoas com um pet em casa. Da prevenção de problemas de comportamento ao aumento da confiança de um cão, por exemplo, a técnica é procurada para diferentes tipos de raças. “O cachorro é mais inteligente do que o ser humano. Só não fala. O adestramento consegue aumentar o laço entre eles e nós homens”, explica o Adestrador da Animal Center, Evandro Santin.
Na Animal Center, o adestrador capacitado realiza o treinamento sem qualquer uso de violência, utilizando apenas os comandos de ação + recompensa. Com duração média de 3 a 4 meses para adestrar um cachorro, a principal solicitação é pela obediência básica, que necessita de apenas 30 a 40 dias, em que indica o momento para ele brincar, de esperar, comer e obedecer. “O cachorro aprende pelos comandos junto, senta, deita, fica e não. Mas depois de adestrado, o dono do cão necessita manter o animal bem educado para que possa cumprir todas as tarefas com êxito”, recomenda Santin.
A seguir você acompanha os tipos de adestramentos do básico ao avançado realizados na Animal Center. Neste exemplo, utilizamos a Bruna, Pastor Belga Malinois de seis meses de idade:
1) Obediência básica – cinco comandos na guia
Junto (foto abaixo) - aprende a andar do lado, sem puxar, não para para urinar, não pula nas pessoas, prestando atenção ao dono.
Bruna não deixa acomodação sem a ordem do dono |
Comando Junto |
Comando Senta
Comando Deita
Comando Fica
Comando Fica
2) Obediência Básica Avançada – tudo o que o cão faz no básico mas solto, sem a guia.
Cachorra Bruna espera a ordem para comer |
3) Obediência de Truques – cachorro faz ações pelo bom dia, boa tarde, parede, morto, trança, urso, depende da necessidade do dono.
Truque - Trança |
Comando de truque - cumprimento
Maiores informações visite o canil da Animal Center no bairro Santo Antônio, próximo a Havan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário