sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Alunos de Criciúma desenvolvem gel para limpeza de dentes de cachorros

Alunos de Criciúma desenvolvem gel para limpeza de dentes de cachorros
Iniciativa partiu de alunos do IFSC 





Alunos do 2º ano do curso técnico em Química do Ifsc Criciúma desenvolveram um gel dental para ser usado em cachorro. O produto foi entregue para as voluntárias da SOS Vira Lata e será distribuído para animais adotados por meio da ONG.

“O gel dental é de extrema importância para a saúde animal, porque os cães também precisam de escovação dental. O tártaro é um dos agentes que causam graves problemas de saúde nos cães e essa contribuição do Ifsc com a causa animal é de extrema importância para a nossa ONG”, afirma a voluntária, Rafaela Rocha.

Os alunos produziram o gel dental na disciplina de Química Analítica II, sob coordenação das professoras Janaína Antunes dos Santos e Carmine Acker. Ao final da atividade, embalaram o gel dental em bisnagas, que receberam rótulos para identificação.
“O objetivo dessa ação foi o de proporcionar para os alunos a conscientização com relação ao bem-estar animal, além de dar uma visão prática do processo de manipulação de um produto. É um processo de sensibilização para posterior conscientização do aluno a respeito de determinado problema apresentado. Nesse caso, temos muitos cães abandonados nas ruas de Criciúma e a partir desse problema podemos trabalhar questões sociais que envolvem a nossa região”, explica a professora Janaína.

Janaína ressalta ainda que, segundo recomendações veterinárias, é necessário escovar os dentes dos cães ao menos três vezes por semana. “Isso ajuda a evitar a formação de placas bacterianas que causam inflamações na gengiva e perda de dentes. As bactérias podem ainda invadir os vasos sanguíneos da boca, atingindo a circulação, tendo acesso a qualquer órgão do corpo do animal e causando as mais variadas doenças”, informa.

Para o aluno Filipe dos Santos, conhecer os processos desenvolvidos em laboratório para chegar em um produto final é muito importante nessa etapa do curso. “Não trabalhamos somente com átomos e moléculas, mas também com o lado social da Química. Nessa atividade podemos proporcionar cuidados com animais domésticos por meio do gel dental produzido em laboratório”, afirma.

Informações de Assessoria de Imprensa - IFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário