Pesquisas indicam os benefícios do contato com animais de estimação
Tranquilidade e bem-estar são algumas das vantagens
Ter um animal de estimação traz alegria, qualidade de vida e saúde segundo pesquisas. De acordo com Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal e atualmente com o programa "Missão Pet" no canal a cabo Nat Geo, os pets trazem vantagens até aos enfermos. "Quando levamos cães em locais com pessoas doentes, em especial crianças, e idosos, constatamos a alegria que trazem. A relação é muito diferente se há apenas humanos nas visitas", relata Rossi.
O especialista se lembra, em especial, de um golden retriever. "Era muito interessante, porque ele sempre dava carinho e atenção à criança que mais parecia triste. Ficava do lado e, aos poucos, ela começava a brincar."
Ao contrário dos visitantes que se comovem com as histórias e muitas vezes não conseguem dar força às crianças e velhinhos, os cães trazem leveza ao ambiente. "Eles brincam, fazem algo engraçado e proporcionam momentos de muita descontração”, afirma Rossi.
Para quem perdeu a capacidade de se locomover, por acidente ou até mesmo pela idade avançada, estar perto de um animal é se realizar através dele. "Quando essa pessoa vê um cachorro brincando e correndo como louco, é como se fosse uma extensão dele", analisa..
Uma extensão de si mesmo
Que conviver com animais desde cedo faz bem à saúde, proporcionando o aparecimento de anticorpos e, deste modo, evitando futuras alergias, já está comprovado cientificamente. Agora, estudos já demonstraram que o contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo, o hormônio que causa prazer e sensação de bem-estar. “Especialistas afirmam que o convívio com um cão ou gato diminui a pressão sanguínea, os níveis de colesterol e do estresse e também reduz o risco de problemas cardiovasculares”, explica o Médico Veterinário da Animal Center, Wilson Canassa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário