Exames laboratoriais específicos para pets auxiliam na prevenção de doenças
Região de Criciúma ganha primeiro centro de diagnóstico destinado aos animais
Uma das doenças mais comuns entre cães e gatos ganha uma forma de prevenção. A Giárdia que é altamente transmissível, inclusive aos homens, pode ser detectada antecipadamente. Através de imunoensaios enzimáticos os resultados chegam a 99,9% de certeza.
Realizado pela nova unidade da Animal Center no bairro Próspera, os exames de Giárdia antecipam os problemas com a detecção do antígeno nas fezes caninas. “A presença do antígeno em amostras fecais indica que o animal ingeriu cistos da Giárdia e pode estar ativamente infectado. Os cistos são disseminados pelas fezes e altamente perigosos ao contaminar animais com baixa imunidade”, explica a Bióloga e graduanda em Farmácia, Laís Gargaro de Souza.
Sintomas
Os sintomas da enfermidade que atua no intestino e podem sugerir a doença vão de diarreia, vômito e anorexia. “Ao analisar esses problemas, o dono do cão deve procurar um Médico Veterinário que vai sugerir a melhor forma de ter o diagnóstico com o exame específico”, antecipa Laís.
Parvovirose
Conhecida como Enterite Canina Parvoviral, o vírus da Parvovirose causa o óbito em 80% dos cães principalmente os mais jovens. Os testes imunoenzimáticos também auxiliam na confirmação de que sintomas característicos como vômito e diarreia se tratam da enfermidade. “Detectamos nas fezes se há o antígeno do parvovírus canino (CPV). Há a possibilidade de encontrar inclusive partículas de vírus intactas”, alerta Laís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário