O que fazer quando o seu animal de estimação é envenenado
A intoxicação dos animais de estimação não é uma coisa rara de se encontrar na clínica
veterinária. Pode ocorrer de maneira acidental ou criminosa. A primeira acontece quando o animal ingere plantas tóxicas, medicamentos, venenos para roedores, entra em contato com tintas, produtos de limpeza, agrotóxicos, inala gases tóxicos, ou ainda, é picado por animais peçonhentos.
O animal, de maneira instintiva evita os produtos tóxicos, porém em alguns momentos, o animal por curiosidade ou desatenção, pode entrar em contato com estas substâncias.
Se deparar com o seu animal de estimação sofrendo após ser intoxicado é uma cena que ninguém quer ver, mas só quem já passou por isso sabe o quanto é difícil ver tanto sofrimento.
Por isso, a Animal Center vai falar sobre o que deve ser feito caso isso aconteça e os cuidados que os donos de animais domésticos devem ter.
Quando desconfiar de um quadro de intoxicação?
Sabemos que há uma infinidade de substâncias que podem causar a intoxicação, por isso os sinais clínicos são os mais variados, dentre eles, podemos citar os mais comumente observados:
- Alteração do estado de consciência (agitação, sonolência, e até coma)
- Sintomas gastrintestinais (salivação intensa, vômitos, náuseas, dor abdominal)
- Hemorragias
- Tremores
- Dificuldade respiratória
- Alteração de ritmo cardíaco
Muitas pessoas más intencionadas e que não gostam de animais, colocam o veneno em alimentos que irão atrair o animal para que assim, o animal coma o alimento e morra em pouco tempo depois.
Cada minuto de um trágico acontecimento assim é decisivo na vida de um animalzinho, por isso, saber o que fazer nesses casos é muito importante.
Como proceder num quadro de intoxicação?
Devido a grande quantidade de substâncias tóxicas e seus princípios ativos, devemos tomar cuidado com qualquer procedimento, sendo ideal procurar seu médico veterinário de confiança.
Importante ressaltar:
- Nos casos de envenenamento por ingestão de medicamentos e plantas, a medida indicada é provocar o vômito.
- Não provoque o vômito, se o animal estiver desmaiado ou em convulsões, nem se a intoxicação foi provocada por produtos derivados de petróleo, por pesticidas (agrotóxicos), ou ainda, nos casos de ingestão de substâncias cáusticas ou corrosivas (como soda cáustica, etc.), inseticidas, detergentes de máquina de lavar roupas, querosene, gasolina.
- Guarde a embalagem do produto, restos da substância ou o material vomitado, para facilitar a identificação pelo médico veterinário. No caso de remédios, tente descobrir quantos comprimidos foram engolidos e quando ocorreu a ingestão.
- Caso o animal faça uso de medicamentos sempre informar ao veterinário no ato do atendimento.
- Nunca deve ser dado leite nesses momentos, pois ele possui um Ph muito mais alto do que o do estomago, fazendo com que acelere a absorção do veneno na corrente sanguínea.
- Forneça carvão ativado, facilmente encontrado em farmácias e pet shops.
Envenenamento é crime e deve ser denunciado, fique atento, se descobrir que alguém do seu bairro esteja cometendo esse crime, denuncie!
Nenhum comentário:
Postar um comentário