Adestramento facilita relação entre crianças e cães
Benefícios vão do divertimento ao maior companheirismo
Companheirismo, previne o tédio, a ansiedade e auxilia no desenvolvimento de toda a criança. O relacionamento entre os menores e os animais de estimação já é comprovada por pesquisas de institutos internacionais. Mas você sabia que um cão também pode ir para escola? Ao participar de adestramento, com várias fases assim como no colégio tradicional, a interatividade entre cão e crianças tende a ser melhorada segundo especialistas.
Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. "É um excelente treino para a afetividade", diz Sandro Jorge Júnior, Médico Veterinário da Animal Center.
De acordo com o adestrador Evandro Santin, da clínica Animal Center de Criciúma, um adestramento de seis meses vai facilitar os cuidados dos cães pelas crianças. “Este treinamento, que vai do básico ao avançado, possibilita com que os pequenos possam dominar bem mais fácil o pet. Em geral, os cães ficam mais educados, tranquilos e aprendem rápido às ordens de crianças e adultos”, explica.
O adestramento possibilita com que melhore a ansiedade do cão. “Evita a destruição de objetos, inibição de mordida e o cachorro aprende a ficar sozinho de forma tranquila”, afirma Santin. A diversão é garantida para as crianças. “Elas se divertem ao ver o cão adestrado mostrar os truques que sabe e recompensar a obediência dele”, revela.
O adestrador da Animal Center, em vídeo especial, mostra o desempenho de dois cães, o Border Collie Bruninho e a Bruninha da raça Pastora de Mallinois que são residentes do Hotel da clínica no bairro Santo Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário