Vacinas em cães evitam gripe e pneumonia
Diminuição da temperatura faz crescer casos
O tempo seco e mais frio causado pelas estações outono e inverno não trazem problemas de saúde em nós humanos. Elas causam enfermidades também em cães e gatos. No caso dos cachorros, eles podem contrair a Bordetella bronchiseptica, uma bactéria que causa forte tosse.
Atualmente a vacina mais utilizada para gripe é injetável e administrada anualmente por um Médico Veterinário. “É de fácil aplicação, sobretudo em cães indóceis. A vacina já é inativada sem risco de reversão ou de causar a doença”, explica o Médico Veterinário da Animal Center, Wilson Canassa.
O valor da vacina custa cerca de R$ 70. Para a Médica Veterinária da Animal Center em Araranguá, Daniele Cevey, a profilaxia previve inclusive frente a doenças mais graves nesta época do ano. “A vacina da gripe evita complicações do trato respiratório superior que pode progredir para o trato respiratório inferior e podem causar doenças como pneumonia e bronquite”, explica ela.
Vacinação recomendada para todos os cães
De acordo com Daniele, a vacina é indicada para todas as raças, mas em especial para os cães de focinho curto. “Eles são mais acometidos porque quando o ar frio entra no organismo tem mais dificuldade em aquecê-lo”, afirma.
Veja outras dicas de como evitar que seu companheiro de estimação sofra nessa época do ano:
- No tempo seco, é recomendado que o pet fique hidratado. Deixe sempre um pote de água fresca e limpa disponível. Se o animal se recusar a tomar, dê o líquido na boca dele com uma seringa. O uso de um umidificador de ambientes melhora a qualidade do ar.
- Mantenha-o sempre aquecido no inverno. Os cães que ficam no quintal precisam ter uma casinha protegida. Dentro de casa, isole suas almofadinhas do chão com estrados.
- No frio, bichos de pelagem curta devem usar roupinhas. Evite fazer passeios longos quando a temperatura estiver baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário