Hipoglicemia em filhotes
A hipoglicemia significa uma baixa taxa de açúcar no sangue. A glicose é um tipo de açúcar encontrado na corrente sanguínea. A glicose é formada durante a digestão do alimento e pode ser armazenada no fígado em forma de glicogênio.
A maioria dos casos de baixa taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia) em filhotes é o resultado de alimentação inadequada; seja ela insuficiente ou de baixa qualidade. O excesso de exercício pode também fazer o corpo usar mais açúcar do que o disponível.
A recomendação é que os filhotes devem ser alimentados de três a quatro vezes durante o dia, isso auxilia a prevenir a queda do nível de glicose.
Sintomas da hipoglicemia em filhotes
Um filhote com hipoglicemia sente falta de energia. A glicose (açúcar) é o combustível queimado pelo corpo para obter energia; sem ela o cão fica apático. Em casos graves, o cachorro pode ter até mesmo convulsões, uma vez que a glicose é necessária para o funcionamento do cérebro e dos músculos. Estes episódios de hipoglicemia podem fazer o filhote tropeçar, parecer fraco ou em estado de coma.
Riscos da hipoglicemia em filhotes
Os riscos dependem da gravidade ou extensão da falta de açúcar no sangue. Se for devido à falta de comida ou devido ao excesso de exercícios, pode ser facilmente corrigida. No entanto, se a causa for mais grave, tal como uma doença no fígado impedindo o armazenamento da glicose em forma de glicogênio, ou uma doença intestinal que impeça a digestão e/ou absorção do alimento, então a hipoglicemia é crônica e pode ser fatal.
Fonte: Tudo sobre cachorros
Nenhum comentário:
Postar um comentário